Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

NOTÍCIAS: GRUPO LOGUS COMPLETA 18 ANOS

“Aclamem a Deus, nossa força. Acompanhem, toquem os pandeiros, a harpa melodiosa e a cítara” (Sl 81,2-4). “Organizem cantores, instrumentistas e cantem para Ele ao som de instrumentos…” (cf 1Cr 15-16).
Na próxima segunda-feira, 04 de junho, o grupo de Canto Logus, completa 18 anos à serviço da comunidade Santo André, da paróquia e em muitas ocasiões a serviço da Igreja de Dourados.
A idealizadora deste projeto foi a Lus Marina, com ajuda de sua mãe Helena, foi convidando crianças e adolescentes na maioria oriundos da catequese com objetivo de animar as celebrações aos domingos de manhã, através da música, do teatro cristão e da coreografia. O nome escolhido para denominar o grupo foi Logus*. No início o grupo contava com 70 crianças e adolescentes, destas apenas a Nataly continua no grupo. Outra pessoa que persevera deste 1994, é o Ataide, com seu violão, sua voz contribui juntamente com as demais pessoas do grupo na evangelização através da música.
Desde a sua fundação o grupo tem mantido o mesmo espírito, zelo e audácia na missão de levar a palavra de Deus cantada. Atualmente o grupo é formado, na maioria, por pessoas jovens, com objetivo de sempre ajudar a assembleia celebrar o mistério da fé em Jesus Cristo, filho de Deus.
O Ministério de Música tem a função de ajudar o povo a cantar, envolvendo toda a assembléia. Não se trata de coral para se apresentar, mas um grupo que sustenta o canto e leva o povo a participar. Além disso, é essencial que o próprio grupo participe da celebração, rezando, ouvindo com atenção as leituras.
Sem música a liturgia é um corpo sem alma. O canto anima (dá alma), cria o clima, ajuda a rezar, interioriza, evangeliza. O povo demonstra sua fé e alegria, seu amor e gratidão a Deus por meio do canto. Os hebreus e os cristãos e quase todos os povos e culturas sempre usaram a música e a dança, como elementos essenciais em seus ritos. Através do canto, revelam a alegria da festa, a unidade de coração, o compromisso com a vida. O canto expressa emoção e luta, penitência e louvor.
A finalidade do canto não é apenas a de tornar a celebração mais leve, gostosa, movimentada, mas ajudar a celebrar bem. A Igreja ensina-nos, que não podemos contentar-nos em cantar na liturgia, mas devemos cantar a liturgia (Doc. 79, n° 27). O canto litúrgico não é uma apresentação, mas uma oração

* Logus vem de Logos é uma palavra grega, com diversos significados: palavra, discurso, matéria, razão, motivo, o falar, etc. O significado, portanto, depende muito do contexto em que o vocábulo é usado. O correspondente, em hebraico, é dabar.
Na Bíblia o livro que, por excelência, exalta essa termo grego é o Evangelho de João. Para o evangelista, Jesus é a Palavra personificada. O seu Evangelho proclama que a Palavra (logos) divina tomou forma humana numa pessoa histórica, isto é, em Jesus. 
Cito alguns exemplos do uso do vocábulo na Bíblia, em negrito nos textos:
Mateus 5,37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Lucas 4,36 - E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?
Lucas 8,11 - Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;
João 1,1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
João 6,60 - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
João 21,23 - Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
Atos dos Apóstolos 6,5 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
Atos dos Apóstolos 19,20 - Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.
O pensador grego Heráclito de Eféso no século VI a.C. foi o primeiro pensador a utilizar a palavra Logus. Em sua filosofia, Logus significa a unidade suprema para onde, todos os seres convergem. Ele a tudo rege e governa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário