Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

CANTINHO DA CRIANÇA: SANTÍSSIMA TRINDADE (TEATRO)

Teatro Santíssima Trindade
Personagens: pessoa idosa e uma criança.

Uma criança vai perguntar a sua avó sobre a Santíssima Trindade:
- Vó, lá na igreja (catequese) falaram que hoje é dia da Santíssima Trindade, o que é Santíssima Trindade?
Fazendo o sinal da cruz na criança, a avó explica:
- Santíssima Trindade é DEUS que é PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO!
- Ah, quer diz que existem três deuses?
- Não, de jeito nenhum!! É um único DEUS em três pessoas!!!
- Como assim, Vó? Ou é um ou são três!
- Vou tentar explicar melhor...Olhe para aquele (este) quadro.

(imprimir a imagem numa folha)
- Aquele (Este) quadro foi a inspiração que um pintor teve sobre a Santíssima Trindade. Veja que existem três figuras iguais, elas representam o PAI, o FILHO JESUS e o ESPÍRITO SANTO.
- Então DEUS é trigêmeo?
- Não!! DEUS é um só!! Vejamos o exemplo de três velas acesas: quando elas se unem fazem uma só chama. Se vela 1 é o PAI, a vela 2 é o FILHO JESUS e a vela 3 é o ESPÍRITO SANTO, DEUS é a chama formada pelas três velas, sendo que essas velas nunca estão separadas e sim sempre unidas!!
- Estou começando a entender mas não totalmente.
- Pois bem! Vou contar a história de um homem que viveu até os 33 anos de idade sem ligar para DEUS, tendo até um filho sem ser casado. Após essa idade, ele se converteu, foi batizado, distribuiu todos os seus pertences aos pobres e começou uma vida de penitências. Ele é Santo Agostinho. Certo dia, Santo Agostinho andava em uma praia meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade:
- Um DEUS em três pessoas distintas...
Enquanto caminhava, observou um menino que portava uma pequena tigela com água. A criança ia até o mar, trazia a água e derramava dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver, repetidas vezes, o menino fazer a mesma coisa, Sto. Agostinho perguntou-lhe:
- O que você está querendo fazer, minha criança?
O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade:
- Estou querendo colocar a água do mar neste buraco.
Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe:
- Mas você não percebe que é impossível?
Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe:
- Ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem! Quem fita o sol, deslumbra-se e quem persistisse em fitá-lo, cegaria. Assim sucede com os mistérios da religião: quem pretende compreendê-los deslumbra-se e quem se obstinasse em os perscrutar perderia totalmente a fé.
- Ou seja, o mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE é conhecido, mas não é compreendido em sua totalidade. Podemos, contudo, fazer algumas comparações: o raio branco de luz, sendo apenas um, pode ser decomposto em vermelho, amarelo e azul; o fogo queima, ilumina e aquece, sendo apenas fogo. Vamos, então, ensinar o sinal da SANTÍSSIMA TRINDADE na linguagem dos surdos para as crianças?
- SANTÍSSIMA TRINDADE (3X).

SANTÍSSIMA TRINDADE 
DINÂMICA DA CAIXINHA DE FÓSFOROS

Só há um Deus, mas são três Pessoas.
Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- "Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!".
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que os catequizandos se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.
- "Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas).
Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica".


Nenhum comentário:

Postar um comentário