Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MEMÓRIA: GENEALOGIA DA COMUNIDADE SANTO ANDRÉ

A Comunidade Santo André desde a sua criação (1971) faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral), criada em 1935, antes formava a Paróquia São José de Ponta Porã, pertencendo a Diocese de Corumbá. A Diocese de Dourados foi desmembrada da Diocese de Corumbá em 15/06/1957, quando Santo Padre o Papa Pio XII criou ao mesmo tempo as Dioceses de Campo Grande e de Dourados mediante a Bula “INTER GRAVISSIMAS”, cabendo à Diocese de Dourados todo o extremo sul do Estado com uma área de 68.300 km².
* A Diocese de Corumbá que, foi criada em 10/03/1910 pela Bula “Novas constituere” do Papa Pio X, sendo desmembrada da Diocese de Cuiabá. 
* Diocese de Cuiabá, que por sua vez foi criada em 15/07/1826 pela Bula “Sollicita Catholici gregis cura” do Papa Leão XII, desmembrada da então Diocese de São Sebastião do RJ. 
* Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, erigida em 16/11/1676, pela Bula “Romani Pontificis pastoralis sollicitudo” do Papa Inocêncio XI, que antes era atendida pela Diocese de São Salvador da Bahia. 
* Diocese de São Salvador da Bahia, criada a 25/02/1551 pela Bula “Super specula militantis Ecclesiae” do Papa Júlio III. A primeira diocese do Brasil, por desmembramento de Funchal(Portugal), foi criada em Salvador(BA), capital da colônia. 
* A Diocese do Funchal foi criada originalmente em 12 de Janeiro de 1514, através da bula “Pro excellenti præeminentia” do papa Leão X, seguindo-se à elevação da vila do Funchal ao estatuto de cidade por Manuel I de Portugal (alvará régio de 21 de Agosto de 1508), ficando a recém-criada diocese na dependência da arquidiocese de Lisboa. 

* Diocese de Lisboa: No fim do domínio romano, Olisipo seria um dos primeiros núcleos a acolher o cristianismo. O primeiro bispo da cidade foi São Gens (+/- ano 300). Sofreu invasões bárbaras dos Alanos, Vândalos e depois fez parte do Reino dos Suevos antes de ser tomada pelos Visigodos de Toledo que a chamaram de Ulishbona. 
O Patriarcado foi erecto inicialmente como Diocese no século IV. Em 10 de novembro de 1394 a Diocese de Lisboa foi elevada à condição de Arquidiocese.
Lisboa foi então tomada no ano 719 pelos Mouros provenientes do norte de África. Em árabe chamavam-lhe al-Lixbûnâ. Construiu-se neste período a cerca moura. Só mais de 400 anos depois os cristãos a reconquistariam graças ao primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques e ao seu exército de cruzados, em 1147. O primeiro rei português concedeu-lhe foral em 1179. A cidade tornou-se capital do Reino em 1255 devido à sua localização estratégica. A seguir à reconquista, foi instituída a diocese de Lisboa que, no século XIV, seria elevada a metrópole (Arquidiocese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário