Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTÍCIAS: ENCONTRO SOBRE O CONCÍLIO VATICANO II COM DOM VITÓRIO

Começou nesta noite, no salão paroquial da Catedral o Encontro sobre o Concílio Vaticano II, 50 anos depois. Dom Vitório Pavanello, SDB, arcebispo emérito de Campo Grande assessora o encontro, que contou com a presença de aproximadamente cem pessoas, destas 22 eram da Comunidade Santo André.
Dom Vitório introduziu com o histórico de como aconteceu o Concílio, desde a transição do Concílio Vaticano I, que abordava o papel do papa e o Vaticano II.
Com a morte do Pio XI, que ficou à frente da igreja 20 anos, sucede o Papa João XXIII, com 77 anos, considerado um papa bondoso, gentil, que conquistou o povo pelo seu modo de ser. Tinha três desejo: convocar o Concílio Ecumênico, convocar o Sínodo de Roma e atualizar o Código de Direito Canônico.
A Igreja precisa ser limpada a sua fisionomia.
Foram formada a Comissão Preparatória para saber o que trataria no Concílio, pedindo sugestões de temas, resultando mais tarde nos seguintes temas: 
- Aprofundar o conceito de Igreja;
- Definir a missão dos bispos;
- Aprofundar o estudo das Escrituras
- Tratar sobre a Unidade dos Cristãos
- Preparar a reforma e renovação da liturgia
- Aprofundar a vida monástica, dos padres e religiosos
- Definir melhor a Educação Católica na Igreja, bem como sobre a Comunicação
- Definir o lugar de Maria no Ministério da Igreja
O Concílio Vaticano II tinha mais caráter Pastoral, como o pastor olha a Igreja.
A abertura solene aconteceu em 11/10/1962, participaram o papa, cardeais das Congregações da Igreja, Cardeais, bispos, arcebispos ativos e eméritos, superior de congregação religiosa, ordem monástica. Sem direito a falar e votar: teólogos, assessores, peritos, leigos, representante de congregações religiosas, membros das igrejas ortodoxas, luteranas, anglicanas.
O arcebispo emérito falou ainda sobre a estratégia do Concílio, a organização, na visão del a Igreja iniciou o concílio toda pomposa, luxuosa, imponente e ao final a Igreja ficou empobrecida, aproximando mais das pessoas (fiéis).
Amanhã a tarde, 14h30, retoma os trabalhos com a proposta de falar sobre os conteúdos que resultou o Compêndio Vaticano II.








Nenhum comentário:

Postar um comentário