Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

NOTÍCIAS: DOM ALBERTO COMEMORA JUBILEU DE DIAMANTE DE VIDA SACERDOTAL

CRONOLOGIA

1926 - Nasceu dia 26 de Novembro, em Gunzendorf, Alemanha. Seus pais: Martin e Katharina Först.
1939 – Entra no Seminário “Marianum” dos Padres Carmelitas, em Bamberg / Alemanha.
1944 – Foi soldado durante a 2ª Guerra Mundial. Durante oito meses foi prisioneiro de guerra dos americanos na França.
1946 – Retornou ao seminário carmelita.
1947 – Fez o noviciado na cidade de Straubing, em 08 de setembro.
1948 – No dia 16 de setembro, faz os Votos Religiosos. Fez filosofia e teologia na Universidade de Bamberg.
1952 – Na Catedral de Bamberg, dia 29 de junho é ordenado sacerdote. Após trabalhou em Beilstein, Springiersbach e no seminário de Bamberg.
1953 – Foi transferido para Fürth/Bay, cidade vizinha de Numberg.
1954 – No dia 16 de março sai da Alemanha, chega em Roma às 7h30 do dia seguinte. No dia 19 de março, às 12 horas na Praça São Pedro juntamente com toda multidão recebe a bênção do Papa. As 22 horas de carro viaja de Roma até Gênova. Chegando às 5h30 do dia 20 de março. Embarca em navio, juntamente com aproximadamente 1000 pessoas com destino ao Brasil, passando pela Costa Riviera, Cannes (França), Barcelona, Costa da África. No dia 23 de março, às 18h passava pelo Estreito de Gibraltar, três dias depois já estavam em Dakar. Chega ao Rio de Janeiro, dia 02 de abril, onde ficou por dois dias, depois foi à São Paulo. De lá embarca de avião (pela primeira vez) com destino à Paranavaí – PR, chegando no dia 07 de abril.
1955 – Em Paranavaí foi capelão, prior, ecônomo.
1958 / 1963 – Comissário Provincial dos Padres Carmelitas do Paraná
1970 / 1976 – Comissário Provincial dos Padres Carmelitas do Paraná
1970 / 1985 – Exerceu a função de Cura da Catedral de Paranavaí e Vigário Geral da Diocese de Paranavaí. Como vigário geral da diocese de Paranavaí introduziu o Cursilho, Movimento Familiar Cristão, TLC, JAM, CEB´s, Ministros Extraordinários da Eucaristia. Foi responsável pelas construções da Igreja Matriz São Sebastião, COSDIPA e da casa do Bispo.
1984 – Vem a Dourados preparar a futura paróquia que os frades carmelitas assumiam no município, Paróquia Bom Jesus.
1985 – Designado pela Província a realizar uma nova missão, auxiliar o pároco Frei Joaquim Knoblauch, como vigário paroquial na Paróquia Bom Jesus, jardim Flórida. Ali terminou o Centro Catequético, ampliou a casa paroquial, construiu o salão de festas, reformou e ampliou a igreja matriz.
1986 – É convidado por Dom Teodardo a exercer a função de Vigário Geral; fazer parte da Coordenação de Pastoral e da Equipe preparatória do Sínodo. Reformou a Catedral, sugeriu e ajudou na construção do IPAD, (local onde os leigos pudessem fazer as formações), Seminário Diocesano, Residência do Bispo, Casa das Irmãs no IPAD; Com a cúria funcionando no atual endereço, foi responsável pela reforma do prédio que antes pertencia à paróquia da Catedral.
1988 – Nomeado pelo Papa João Paulo II, como bispo Coadjutor em 06 de julho.
1988 – No dia 07 de setembro, no Ginásio da Escola Imaculada Conceição é Sagrado Bispo Coadjutor da Diocese de Dourados.
1990 – Com a renúncia de Dom Teodardo, no dia 13 de maio assume a titularidade do governo da Diocese de Dourados.
1990 / 2001 – Como bispo implanta na diocese as conclusões do Sínodo. Destacando a valorização do laicato em todas as instâncias. Implantando os Conselhos de Pastorais (CCP), Paroquiais (CPP), Foraniais (CFP) e Diocesano (CDP), além dos Conselhos Econômicos e Presbiteral, o Colégio de Consultores. Reformou novamente a Catedral, Cúria Diocesana, esta última organizando o seu funcionamento internamente. Transforma uma área rural próxima da cidade em local de lazer e retiro, atualmente este local transformou na Casa do Clero Diocesano. Um grande incentivador da pastoral de conjunto, da valorização e formação dos leigos e da promoção humana.
1991 / 1999 – Presidente da CNBB no Mato Grosso do Sul – Regional Oeste 1.
1994 – Funda o Centro de Integração do Adolescente “Dom Alberto” – CEIA, instituição que abriga crianças e adolescentes por meio período, oferecendo alimentação, reforço escolar, lazer, cursos gratuitamente.
1997 – Funda juntamente com o Padre Edson e um grupo de leigos a Casa da Esperança, uma instituição que tem como objetivo ajudar jovens e adultos na recuperação de dependentes químicos.
1998 – Inaugura um prédio comercial na Avenida Marcelino Pires, com objetivo de ajudar no custeio das despesas com a formação de futuros padres.
1998 – Institui na diocese o Diaconato Permanente, com a ordenação no dia 15 de agosto na Catedral de três diáconos: Alceu, Argemiro e Nilson.
2000 – Inaugura o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida na Vila São Pedro, no dia junho, festa do padroeiro da diocese, Sagrado Coração de Jesus. Faz reforma na Cúria Diocesana.
2001 – Deixa o governo da Diocese, transmitindo o cargo ao seu sucessor Dom Redovino em 05 de dezembro. Passa a residir numa casa de madeira, simples, modesta, ao lado do Seminário Diocesano.
2002 / 2008 – Auxilia Dom Redovino na administração do Sacramento da Crisma, residia numa casa ao lado do Seminário Diocesano.
2006 – Recebe em Campo Grande, dia 29 de junho, o título de “Cidadão Sul Mato-grossense” pela Assembléia Legislativa do Estado, uma indicação do Deputado Valdenir Machado.
2009 – Dia 08 de fevereiro, às 9h30 na Catedral Diocesana Imaculada Conceição, Dourados, acontece a Missa de Ação de Graças pelos 55 anos de vida missionária no Brasil. Dos quais 25 anos na diocese de Dourados.
2009 – Retorna à sua terra natal, Alemanha, dia 16 de fevereiro. Reside numa Casa Religiosa que cuida de pessoas idosas. Ajuda, como diretor espiritual, confessor e preside a missa na casa. Lá vai ajudar até quando puder; quando não puder mais ele será ajudado pelas irmãs religiosas. Quando veio ao Brasil trouxe consigo duas malas, o mesmo fez ao retornar à sua pátria depois de viver 55 anos, retornou levando duas malas com seus pertences. Uma vida bem vivida, um exemplo de serviço, amor gratuito e solidário. Um missionário que vive na obediência ao mandato de Jesus. Somos muito grato por esta vida dedicada a serviço aos irmãos.
2011 – Faz uma experiência de Deus na doença, teve problemas de doenças, acometido por câncer no intestino e seguido de pneumonia, foi internado no hospital no dia 22 de fevereiro, passando por cirurgias, ficando três meses na UTI, depois mais 6 semanas no hospital em recuperação. Com a graça de Deus, fé e a vontade de viver, se recuperou e praticamente esta levando uma vida normal, desde julho, quando saiu do hospital. 
2012 – No dia 29 de junho, comemora seu jubileu de diamante de vida sacerdotal. A missa solene em ação de graças pelos 60 anos de serviço ao Reino de Deus está marcada para a semana que vem, 01 de julho, na Catedral de Bamberg. Dom Alberto Först, celebrará com seus irmãos confrades, seus familiares e uma delegação que saiu nesta quinta-feira (28) de padres, um diácono e o bispo diocesano Dom Redovino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário