Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

LITURGIA: COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


13 de MAIO – HOMENAGEM A NOSSA SENHORA 


1ª PARTE - APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA AOS 3 PASTORES.
Comentarista: Nesta noite (manhã) festiva, relembramos a 1ª aparição da Nossa Senhora aos 3 pastores. Era uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol... Saudada em versos, letras, melodias, retratada com música e devoção.Em suas aparições a Mãe de Deus recomendou com particular empenho a devoção do Rosário como meio seguro para alcançar a paz, se revelando a Senhora do Rosário. 
(MUSICA: Quem é esta que avança como aurora - Padre Marcelo)
“Quem é Esta que avança como Aurora. * Temível como exército em ordem de batalha.
Brilhante como o sol e como a lua. * Mostrando os caminhos aos filhos seus.
Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor. * Meu Espírito exulta em Deus, meu Salvador.”

Voz de Nossa Senhora (uma menina fala): “REZEM O TERÇO TODOS OS DIAS PARA ALCANÇAREM A PAZ PARA O MUNDO E O FIM DA GUERRA E SAÚDE PARA OS ENFERMOS” 
(saída pela sacristia ou da entra da igreja de Nossa Senhora e os 3 pastores)

2ª PARTE – ENTRADA DA IMAGEM DE N. SRª E DOS ANJINHOS
Comentarista: Em nossa caminhada humana muitas vezes preparamos nossa casa para recebermos amigos, parentes...quanta ansiedade para a chegada da pessoa esperada...é com coração repleto de amor e felicidade verdadeira que só vem de Deus, que vamos acolher a imagem de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus e nossa mãe. 
(canta-se A Padroeira, Joana, enquanto entram as meninas com arcos para a passagem da Imagem de N. Srª e dos anjinhos)
Ó, virgem santa, * Rogai por nós, pecadores * Junto a Deus Pai * E livrai-nos do mal e das dores
Que todo homem caminhe * Tocado pela fé * Crendo na graça divina * Esteja como estiver
Abençoai * Nossas casas, as águas, * As matas e o pão nosso * A luz de toda manhã, * O amor sobre o ódio * Iluminai * A cabeça dos homens, * Te pedimos agora * E que o bem aconteça * Nossa Senhora

(outra sugestão, cantar: Quem é essa Mulher)
Quem é essa mulher tão formosa, vestida de sol? * Quem é essa mulher tão bonita como o arrebol? 
Quem é essa mulher coroada com as estrelas do céu? * Quem é essa mulher de sorriso meigo, doce como o mel?
É Maria, a Mãe de Jesus! É Maria, a Senhora da Luz!* É Maria, a Mãe de Jesus! É Maria, a Senhora da Luz!
Quem é essa mulher de ternura expressa no olhar? * Quem é essa mulher, braços fortes, rainha do lar?
Quem é essa mulher, que aceitou dar ao mundo a luz? * Quem é essa mulher que carregou em seu ventre Jesus?
É Maria, a Mãe de Jesus! É Maria, a Senhora da Luz! * É Maria, a Mãe de Jesus! É Maria, a Senhora da Luz!


3ª PARTE – O TERÇO
Comentarista: A riqueza deste momento é nos voltarmos para a oração, com o terço podemos meditar os mistérios da vida, morte e Ressurreição de Jesus. Oração dada aos homens pelas mãos da Mãe do Filho de Deus. Te presenteamos ó Mãe, com oração e devoção ao santo rosário pedindo a Deus a paz em nossos lares, a libertação dos nossos vícios, a nossa sincera conversão. Santa Maria Rogai por nós. 

(enquanto se canta o Terço – Roberto Carlos, vai entrando um anjinho trazendo o terço para presentear Nossa Senhora) 

Com o terço na mão * Peço a vós minha Virgem Maria * Minha prece levai a Jesus * Santa Mãe que nos guia * Com o terço na mão peço a vós * Minha nossa Senhora * Por nós todos rogai a Deus Pai
Vos pedimos agora. 
Com o terço na mão * De joelhos no chão vos pedimos * Aliviai as tristezas e as dores * Que as vezes sentimos * Clareai o caminho daqueles * Que vivem perdidos * E olhai por aqueles que o mundo * Deixou esquecidos

4ª PARTE – COROAÇÃO
Comentarista: A solenidade de Coroação de Nossa Senhora objetiva saudar, louvar e honrar a virgem Maria, reconhecendo seus méritos e a dignidade de Sua Maternidade Divina. Senhora e Rainha do seu e da Terra, Mãe da Igreja e nossa Mãe, te presenteamos hoje com cada família aqui representada. Obrigada Mãe pelo seu Sim a Deus. 
(Música: Adriana- Te Coroamos)
Se um dia um anjo declarou que tu eras cheia de Deus * Agora penso quem sou eu para não te dizer
Oh mãe, cheia de graça, oh mãe * Cheia de graça, oh mãe, agraciada
 Se a palavra ensinou que todos hão de concordar * E as gerações te proclamar * Agora eu também direi * Tu és bendita, oh mãe, tu és bendita, oh mãe,* Bem-aventurada
 Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol * A lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa *
Não há como se comparar, perfeito é quem te criou * Se o criador te coroou, te coroamos, oh mãe, te coroamos * Oh mãe, te coroamos, oh mãe * Nossa rainha *
Te coroamos, oh mãe...
(Todos aclamam com salva de palmas: VIVA NOSSA SENHORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! )

5ª PARTE – ENCERRAMENTO
Comentarista: É momento de dedicarmos uma Ave Maria pela nossa comunidade, nossas lideranças para que sempre siga o exemplo de Maria, não tendo medo de se entregar a Messe do Senhor. Que Nossa Senhora continue envolvendo com seu manto protetor nosso pároco Padre Rubens e o padre Leão e todos os sacerdotes do mundo inteiro. Cubra-nos com seu manto de amor e guarda-nos na paz de seu olhar. 
 (canta-se Nossa Senhora - Roberto Carlos - para saída dos anjinhos e do grupo de dança.)
Cubra-me com seu manto de amor * Guarda-me na paz desse olhar * Cura-me as feridas e a dor me faz suportar * Que as pedras do meu caminho * Meus pés suportem pisar * Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar * Se ficaram mágoas em mim * Mãe tira do meu coração * E aqueles que eu fiz sofrer, peço perdão * Se eu curvar meu corpo na dor * Me alivia o peso da cruz * Interceda por mim minha Mãe, junto a Jesus 
Nossa Senhora me dê a mão * Cuida do meu coração * Da minha vida, do meu destino  * Nossa Senhora me dê a mão * Cuida do meu coração * Da minha vida, do meu destino * Do meu caminho * Cuida de mim.


Obs: as músicas podem ser cantada pela equipe de música ou gravadas num CD ou Pendrive e colocar no aparelho para tocar. Podem ser escolhidas outras músicas, bem como adaptar o texto conforme a realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário