Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CANTINHO DA CRIANÇA: TEATRO DE PENTECOSTES

Personagens: Catequista, Léo, Juquinha e os demais catequisandos.

Catequista: Bom dia crianças! Eu estou aqui pra contar pra vocês sobre o que nós celebramos hoje, e para isso eu vou contar com a colaboração de dois amiguinhos: o Juquinha e o Léo.
Juquinha: Oi crianças, eu ouvi a senhora falar que hoje nós celebramos um dia muito especial e eu sei que dia é esse...
Léo: Ah, sabe, sabe nada, você só fala besteira...
Juquinha: Eu sei sim, hoje é o dia dos namorados...
Catequista: É verdade, mas não era disso que eu estava falando não... Eu estava falando de algo muito especial, muito melhor que o dia dos namorados, e que hoje a igreja do mundo inteiro celebra: Pentecostes!
Léo: Pentecostes? Já sei: Pente, lembra penta é 5 vezes costes...eu só não sei o que é costes...
Catequista: Nada disso...
Juquinha: Há, há, há, você vive rindo de mim quando eu erro, agora é a minha vez...ha, há, há...
Catequista: Ah, você esta rindo? Então diga: o que é Pentecostes?
Juquinha: Pentecostes? Ora quem não sabe? Pentecostes?
Catequista: Sim, diga...
Juquinha: Pentecostes...essa é fácil, pergunta outra...
Catequista: Já vi que não sabe nada... Pois bem...então eu vou dizer pra vocês e pras crianças: Pentecostes é o dia em que celebramos a vinda do Espírito Santo de Deus sobre nós...sobre toda a terra...
Léo: Eu me lembro... Agora eu já sei... Foi quando Jesus foi para o céu ele enviou o Espírito Santo sobre nós...
Catequista: Muito bem, Léo, é isso mesmo...
Léo: Entendeu Juquinha?
Juquinha: É claro que sim. Tá me chamando de burro?
Léo: Eu não, que eu acho o burro um bichinho muito inteligente...
Catequista: Ninguém tem a obrigação de saber tudo... É por isso que a gente vem à missa, pra saber da vida de Jesus...
Léo: Eu sei um monte de coisa da vida de Jesus... Jesus viveu na terra há muitos anos atrás...
Juquinha: deve ser mesmo, que eu nunca o vi por ai...
Léo: Isso já tem uns dois mil anos... Ele viveu uma vida comum, trabalhado de carpinteiro, ajudando a mãe dele, Maria, e o pai dele, José...aí quando ele completou 30 anos ele saiu de casa...
Juquinha: Ele casou?
Léo: Que casou o que. Jesus nunca se casou...
Juquinha: Fez muito bem...
Léo: Ele saiu pelo mundo pregando a palavra de Deus, mas primeiro ele escolheu os doze apóstolos pra ajudá-lo nesta missão...
Juquinha: Missão? Então era uma missa maior que essa aqui?
Léo: Nada disso, a missão dele, ou seja, o que ele tinha que fazer era falar pra todo mundo a boa nova...
Juquinha: e qual era a novidade?
Leo: A novidade era a seguinte: agora com a vinda dele, o Cristo, as pessoas tinham que amar uns aos outros, quem levasse uma bofetada, tinha que dar a outra face, quem tinha duas túnicas tinha que dar uma pra quem precisava...
Juquinha: Ou tempo difícil este, ainda bem que já passou...
Leo: Passou nada, tudo o que Jesus disse serve pra gente até hoje... Nós aqui também devemos perdoar, amar, dividir, ajudar, ser amigo, ser bom...
Juquinha: Ah, então o pessoal deve ter gostado muito de Jesus, ele só falava coisas boas...
Leo: Gostou nada... Até mataram ele pregado na cruz...
Juquinha: Pregado numa cruz. coitadinho...
Leo: Mas depois de 3 dias ele ressuscitou.
Juquinha: Ele viveu de novo?
Leo: Viveu... Ficou 40 dias andando sobre a terra e depois foi de vez pro céu...
Juquinha: Então Jesus era um fantasma, que andava por aí...
Léo: Claro que não, ele tinha corpo... Mas era um corpo glorioso, lindo, sem machucado nem nada... então um dia, depois de 50 dias que havia ressuscitado, ele foi aonde os apóstolos estavam trancados por que tinham medo que acontecesse algo de mal com eles também.
Juquinha: Eles devem ter tomado um susto...
Léo: Que nada, eles se alegraram e aí Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo...
Juquinha: E pra quê?
Léo: Ele soprou e disse: agora vocês vão sair por aí pregando o evangelho, perdoando os pecados e batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...
Catequista: Que lindo Léo, gostei de ver... Você entendeu direitinho... Parabéns... Nós chamamos este dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo de Deus veio sobre a terra...
Juquinha: Eu sei por que Jesus fez isso?
Léo: Ah é? E por quê?
Juquinha: porque Jesus quando era uma pessoa ele andou por muitos lugares na terra, mas não conseguiu estar em todo lugar, mas o espírito santo de Deus pode estar em todos os lugares, ao mesmo tempo, por todos estes anos, porque ele não morre, não envelhece...
Catequista: é isso aí Juquinha, você também esta de parabéns! E você sabia que quando o espírito santo vem sobre nós ninguém consegue ficar parado, por isso depois os apóstolos saíram pelo mundo pregando a palavra de Deus...
Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário